A morfologia (biótipo) é o resultado da interação da Genética + Meio Ambiente, o que analisamos em um animal é proveniente da herança genética de seus pais juntamente com as condições de manejo e regime alimentar que o mesmo foi submetido.
Várias características morfológicas nos ajudam a identificar o perfil produtivo de um animal ou grupo de animais. Essas características nos predizem o que determinado reprodutor ou matriz poderá transmitir quanto à sua morfologia uma vez que geralmente são de baixa à média herdabilidade, ou seja, podem ou não serem transmitidas para suas progênies todas as características desejáveis que gostaríamos.
Portanto, a experiência de um técnico na condução da avaliação entre matrizes e reprodutores para determinar as características produtivas desejáveis e indesejáveis é fundamental, e o comparativo sempre deve ser entre animais contemporâneos (nascidos no mesmo ano e submetidos ao mesmo manejo e regime alimentar) a fim de Dias 17 e 18 de Abril tivemos a 15° edição do Leilão Prime. Esse ano as novidades ficaram por conta do dia reservado só para a comercialização de Touros e a venda de uma linda novilha nelore pintada. E foi um sucesso! O leilão virtual Prime é um dos eventos pioneiros na venda de animais de elite através do canal Rural. Todos os anos vem quebrando recordes de média de venda por animal e faturamento total. Esse ano não foi diferente. Com um crescimento de 21% em faturamento, o leilão Prime estabeleceu mais um marco importante na pecuária nacional e uma tendência para os próximos leilões que acontecerão ao longo de 2022. Como destaque do leilão tivemos a 4882 Fiv do Jal (foto ao lado), uma linda novilha nelore pintada de 11 meses comercializada por R$102.000. E o 4583 do Jal (foto ao lado), jovem touro de 24 meses arrematado por R$33.000. Mas não paramos por aqui, e já estamos nos preparando para os próximos eventos em 2022 e 2023. Contamos com a participação e prestígio de vocês. EVENTOS 15º Leilão Prime Dia de Campo 2023 AGROTINS 2023 Presença confirmada Venha nos visitar estabelecer os melhores acasalamentos e resultados na produção.
Primeiramente o importante é visualizar qual o perfil do rebanho. Nessa primeira etapa ”separar o joio do trigo, mesmo que seja somente visualmente para se ter noção de rebanho como um todo.
Posteriormente analisar cada animal individualmente, quanto ao seu perfil produtivo com análise comparativa no rebanho do qual pertence e também ao rebanho regional / nacional, e principalmente de acordo com o objetivo de seleção do criador.
O importante é sempre identificar o perfil da média do grupo, após, conhecer o perfil dos animais que produzem bem mais do que a média e daqueles ineficientes que deverão ser eliminados do rebanho. Matrizes improdutivas geram custos aproximado às produtivas e não geram receitas, portanto devem ser eliminadas rapidamente.
A variabilidade de descarte de um rebanho é muito grande, será em maior ou menor proporção de acordo com o plano genético, dimensionamento do rebanho e escala de produção determinada para seleção.
AVALIAÇÕES GENÉTICAS
As avaliações genéticas trazem para a pecuária uma enorme contribuição ajudando na precisão das informações quanto à produção dos touros e matrizes.
Identificar as Dep’s (Diferenças Esperadas nas Progênies) para as principais características ”geneticamente carentes” da atividade do produtor é essencial para a evolução dos indicadores zootécnicos, o mesmo vale para as Acurácias, que quanto mais altas, transmitem mais confiabilidade nas Dep’s , identificando os reprodutores e matrizes mais eficientes e provados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O mercado demanda carne, em volume e qualidade, e para isso é necessário produzir animais melhoradores formadores da cadeia produtiva para atender a demanda mundial.
O equilíbrio para selecionar e produzir reprodutores e matrizes com beleza racial e perfil morfológico produtivo, com avaliações genéticas consistentes para as características de interesse econômico é uma tarefa do pecuarista moderno, que precisa constantemente se aperfeiçoar para produzir com eficiência e baixo custo de produção.
Produzir reprodutores e matrizes melhoradores é um trabalho que demanda sempre muita dedicação e seleção criteriosa.
Precisa de touros? Então compre touros registrados e avaliados para o sucesso da sua atividade.
Rafael Mazão
Zootecnista
Esp. Julgamento das Raças Zebuínas
Esp. Melhoramento Genetico
Diretor Técnico da Dstak Assessoria
Pecuária Consultor Técnico Departamento
Corte da Alta Genetics